De férias e em casa nada melhor, que colocar as crianças na cozinha, mas não para comer e sim para cozinhar, como resolvi fazer um "PICNIC CHIC " em casa e cada criança do prédio trazia um prato que podia ser de doce ou salgado, resolvemos fazer o que as minhas filhas mais gostam de comer, os cupcakes (e de fazer, principalmente na hora de decorar...) e para facilitar o trabalho peguei uma caixinha de bolo pronto que tinha em casa e voilá!!!
É muito gostoso cozinhar com as crianças, mas como fazer isso na prática? Como elas podem ajudar, sem transformar a cozinha em cenário de filme de guerra ou desandar com a receita?
Alguns pontos devem ser abordados, a idade da criança, o desenvolvimento do seu filho, o tamanho da sua cozinha, a sua paciência, etc...
1 – Cozinhar com uma criança requer organização e facilite ao máximo o seu trabalho e o dela, não escolha receitas complicadas, simplifique ao máximo.
2 – Também requer paciência. Ela pode quebrar o ovo fora da tigela ou deixar cair, derrubar o saco de farinha, por isso tem que explicar um por um, como se cair o ovo ele quebra, e assim vai.
3 – Você pode transformar a ocasião em um evento maior: leve a criança para ajudar a comprar os ingredientes, escolher legumes, frutas… A diversão começará antes da cozinha. Depois, compre ou faça aventais para usarem no dia e protegerem as roupas.
4 – A atividade pode ensinar muitas coisas ou curiosidades culinárias. A receita em si pode ensinar muito de matématica: quantidades, números de colheres. Até química e física pode entrar no processo se você estiver a fim.
5 – Estabeleça o espaço da cozinha que será usado: mesa, bancada, fogão. Deixe o caminho livre para vocês andarem por ela. Ou, se a criança ainda não alcança os locais, providencie uma cadeira segura para ser levada ao lado de onde você está.
6 – Na primeira vez que cozinhar com uma criança, escolha uma receita que você saiba fazer bem. Cheque os utensílios e ingredientes que serão usados. Então organize o que dá para a criança fazer sozinha, e o que precisará de sua ajuda.
7 – Também dá para brincar com um pouco de massinha, dependendo da receita escolhida. Com o tempo e a intimidade com os talheres, e dependendo da idade já pode mexer a mistura.
8 – Supervisão é tudo, sempre fique de olho, faça junto, coloque sua mão por cima da mãozinha. Isso é importante para que tudo dê certo, para evitar acidentes e também para que a criança consiga fazer o que pretende.
9 – Depois de dois anos e meio a criança pode ajudar a colocar os ingredientes na tigela ou misturar os temperos . Com quatro, cinco anos, já terá coordenação para quebrar um ovo ou ralar um queijo, por exemplo.
10 – Fogão e crianças com menos de oito anos não combinam. Por isso, use as bocas do fundo do fogão e, no caso delas mexerem a mistura, prefira colheres de paus com cabos longos.
Por fim , preparem juntos uma mesa bonita de lanche e convidem os outros membros da família e amigos para degustarem o que fizeram.
XX
0 comentários:
Postar um comentário